news

Formandos dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil recebem certificados de conclusão de curso

A Defesa Civil de Cariacica entregou 50 certificados de conclusão de curso de formação para os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Foram diplomados cerca de 50 voluntários, entre servidores da Prefeitura e moradores do município de Cariacica. A solenidade aconteceu na quinta-feira (7) no Centro Cultural Frei Civitella. Nas aulas ministradas, os voluntários puderam ter noções de combate a incêndio, prevenção de acidentes domésticos, noções de primeiros socorros, noções básicas de risco geológico e ações de monitoramento, noções básicas de risco estrutural, ações de monitoramento, como proceder em ambiente de desastres, importância de ter um núcleo comunitário da Defesa Civil, entre outras práticas. Ajuda ao próximo "Foi gratificante participar de um projeto de cunho voluntário, voltado para a defesa e proteção civil comunitária. Grandes aprendizados e experiências que podem ser revertidos em ajuda ao próximo", afirmou a advogada e voluntária Gilmara Vazzoler. "Muito importante participar dessa formação. É um aprendizado muito útil para ajudar as pessoas da nossa comunidade", relatou o voluntário e um dos diretores da Associação de Moradores do bairro Maracanã, Enivaldo Justino. Agradecimentos O secretário de Defesa Social Claudio Victor aproveitou a ocasião para falar sobre a parceria entre comunidade e o poder público nesse curso de capacitação e da parceria do prefeito Euclério Sampaio que é um entusiasta nesse tipo de ação. “Para os voluntários do curso fica o meu agradecimento pessoal por vocês estarem desenvolvendo a cidadania. Vocês estão levando segurança para a comunidade, por meio dessa excelente parceria com a Defesa Civil para trabalharmos juntos por uma Cariacica melhor”, avaliou o secretário. Durante a solenidade, o coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno, expressou sua felicidade em poder auxiliar na capacitação dos voluntários do município aos conceitos básicos de Defesa Civil. “É um momento muito importante para o município de Cariacica. Essa formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil no município e o elo de ligação entre o poder público e a comunidade”, frisou Jantorno. A oradora da turma e servidora da Prefeitura de Cariacica que representou os formandos do curso, Danyelle Pinheiro de Souza, frisou sobre a importância do curso na vida dos formandos e sobre os cuidados de prevenção da Defesa Civil para a comunidade. “Com esse curso podemos entender e nos aproximar mais do poder público e das suas ações de conscientização, entendendo assim as necessidades e a realidade do nosso município”, ressaltou. Além dos voluntários e seus familiares participaram da solenidade de entrega o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Wagner Borges, o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo José Maria Cola dos Santos, vereadores e demais secretários municipais. Núcleos Os Nupdecs são formados por pessoas da própria comunidade que, por meio de ações voluntárias, se organizam na busca da qualidade de vida dos cidadãos. Entre as ações dos núcleos estão o monitoramento das áreas risco da comunidade de origem, a sinalização e evacuação de áreas afetadas, acionamento do poder público em situações de emergência, atuação em campanhas educativas e preventivas, participação em treinamentos e simulados e em atividades cívicas. O trabalho é voluntário e de extrema importância para o sucesso das atividades desenvolvidas pela Defesa Civil Municipal. O munícipe, além de estar exercendo a cidadania, também está contribuindo para que os problemas existentes em sua comunidade sejam resolvidos.